Transtorno de Ansiedade: Como Entender, Enfrentar e Superar
O transtorno de ansiedade é um termo universal que engloba vários e diferentes tipos de medos ou fobias anormais e persistentes das pessoas.
Muito diferente das preocupações normais do quotidiano, o transtorno de ansiedade leva a uma preocupação anormalmente excessiva, que pode afetar de forma significativa a qualidade de vida social, sentimental e laboral dos indivíduos que padecem deste transtorno, que segundo a OMS, afeta cerca de 4% da população.
A ansiedade torna-se um transtorno quando os sentimentos se tornam extremamente fortes, duram demasiado tempo, e são difíceis de controlar, afetando a rotina diária dos indivíduos, o desempenho laboral, as suas relações sociais e também a sua qualidade de vida em geral.
Tipos de Transtorno de Ansiedade
Existem vários tipos de transtorno de ansiedade, contudo, cada um tem as suas próprias características.
O transtorno de ansiedade generalizada não é nada mais, nem menos do que preocupações e tensão crónicas, mesmo quando há poucos ou nenhuns motivos para que tal aconteça.
Já o transtorno de pânico manifesta-se normalmente através de episódios recorrentes de medo e desconforto extremamente intensos.
Fobias específicas, transtorno de ansiedade social, e transtorno de ansiedade de separação são outras formas que podem afetar profundamente a vida das pessoas.
Causas do Transtorno de Ansiedade
As possíveis causas do transtorno de ansiedade são muito variadas e extremamente complexas, combinando normalmente fatores genéticos, ambientais, psicológicos e em muitos casos de desenvolvimento.
A genética pode desempenhar um papel importante, com algumas pessoas mais predispostas a desenvolver transtornos de ansiedade do que outras. Experiências de vida importantes, como traumas graves ou eventos com elevado stress, também podem desencadear ou agravar em muito os sintomas de ansiedade.
Além disso, as características da personalidade de cada um, como tendência para o perfeccionismo ou a dependência, podem aumentar a suscetibilidade ao transtorno em questão.
Sintomas e Diagnóstico
Os diversos sintomas do transtorno de ansiedade podem variar consideravelmente entre os mais diferentes indivíduos, mas geralmente incluem sentimentos persistentes de medo intenso e irracional ou preocupação, extrema dificuldade em concentrar-se, forte irritabilidade, tensão muscular frequente e problemas relacionados com o sono.
O diagnóstico do transtorno de ansiedade é normalmente realizado por um profissional de saúde mental ou médico assistente após uma avaliação detalhada e rigorosa dos sintomas do paciente, histórico médico e, em alguns casos, exames físicos e testes psicológicos, de forma a descartar outras patologias.
Tratamento e forma de lidar com o Transtorno de Ansiedade
O tratamento do transtorno de ansiedade varia de acordo com o tipo e a gravidade dos sintomas apresentada pelos pacientes, mas por norma inclui uma combinação de psicoterapia, medicação e mudanças no estilo de vida.
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma das formas mais eficazes de tratamento deste transtorno, ajudando em muito os pacientes a identificar e alterar os padrões de pensamento negativos que contribuem em muito para a ansiedade.
Os medicamentos, como antidepressivos e ansiolíticos, podem ser muitas vezes prescritos para ajudar a aliviar os sintomas físicos e psicológicos das pessoas que padecem desta condição.
Para além disso, as técnicas de relaxamento, exercícios físicos feitos com regularidade e uma dieta deveras saudável podem desempenhar um papel vital na gestão dos mais sintomas apresentados.
Estratégias para Enfrentar
Além do tratamento formal, existem outras estratégias de enfrentamento que as pessoas com o transtorno de ansiedade podem tentar utilizar, para ajudar a gerir os seus sintomas no dia-a-dia.
Isto pode incluir as mais diversas técnicas de foco da atenção e técnicas de meditação, práticas de respiração, e também o desenvolvimento de uma rotina de sono regular com métodos comprovados de aprendizagem e boas práticas relativamente a dormir.
Aprender a enfrentar as situações que se temem de forma gradual, manter um registo diário de pensamentos e sentimentos, bem como estabelecer objetivos realistas também pode ser extremamente benéfico.
Desmistificar a Ansiedade
Uma parte extremamente importante da luta contra o transtorno de ansiedade é conseguir desmistificar esta condição e acabar com o estigma associado a ela.
Se entendermos que a ansiedade é uma condição médica e não um sinal de fraqueza podemos ajudar as pessoas a procurar ajuda muito mais cedo.
A educação sobre o transtorno de ansiedade, tanto para os pacientes como para o público em geral, é muito importante para melhorar a compreensão e o apoio em torno da condição que afeta cerca de 4% da população portuguesa.
Apoio e Recursos disponíveis
Para quem sofre de transtorno de ansiedade, o apoio dos amigos, familiares e profissionais de saúde é fundamental.
Grupos de apoio, sejam eles online ou presenciais, podem fornecer um porto seguro na partilha de experiências e estratégias de como lidar com este transtorno.
Para além disso, há uma variedade considerável de recursos disponíveis, incluindo sites online, livros e aplicativos móveis, que podem fornecer dicas e informações úteis, bem como ferramentas de gestão deste transtorno.
Conclusão
O transtorno de ansiedade é uma condição muito complexa e multifacetada, mas com um diagnóstico correto e um tratamento adequado, é possível gerir os seus sintomas e levar uma vida feliz na sua plenitude.
Ao entendermos melhor a ansiedade e ao adotarmos estratégias eficazes para a enfrentar, podemos trabalhar para superar os desafios associados a este transtorno e melhorar a qualidade de vida.
No meu blog “Diário de um ansioso“, falarei abertamente sobre o meu caso, como foram os primeiros episódios de ataques de pânico, como lido diariamente com o Transtorno de Ansiedade, efeitos da medicação e os obstáculos que encaro diariamente na conquista da vitória sobre este distúrbio mental que afeta cada vez mais pessoas em todo o mundo.
“A ansiedade e os ataques de pânico são apenas capítulos e não a história completa…”
Comentários recentes