O Transtorno de Ansiedade é um distúrbio psicológico que afeta um grande número de pessoas em todo o mundo.
Entender o que é este distúrbio psicológico, é fundamental para lidar de forma adequada com os desafios que ele apresenta tanto para o paciente como para quem o rodeia.
Simplificando, o Transtorno de Ansiedade é um distúrbio psicológico caracterizado por uma presença desproporcional e constante de ansiedade na vida de uma pessoa no seu dia-a-dia.
Ao contrário da ansiedade comum que vivemos no nosso quotidiano em situações de stress, o Transtorno de Ansiedade é duradouro e limitador, interferindo nas nossas atividades diárias, no nosso bem-estar e na compreensão das pessoas que nos rodeiam.
A ansiedade, em situações normais, é nada mais nada menos que uma resposta natural e normal do nosso corpo a situações percebidas pelo nosso cérebro como perigosas, contudo, quando essa resposta se torna crónica, desproporcional e sem sentido aos estímulos, estamos perante aquilo que se chama Transtorno de Ansiedade.
Ansiedade ou Transtorno de Ansiedade: A Grande Diferença:
A ansiedade, enquanto emoção, é uma parte intrínseca da espécie humana. Todos nós já vivemos momentos de ansiedade ao longo das nossas vidas, como por exemplo: antes de uma apresentação em público ou em qualquer situação de perigo iminente. Este tipo de ansiedade é temporário e por vezes proporciona nas pessoas uma motivação adicional para enfrentar os desafios.
Por outro lado, o Transtorno de Ansiedade é uma manifestação bem mais profunda e persistente e dessa emoção. As pessoas com este transtorno, têm ansiedade em níveis completamente desproporcionais face à realidade e fora do contexto em relação a eventos aleatórios e situações do seu quotidiano diário.
Esta condição pode, em muitos caso tornar-se debilitante, interferindo na qualidade de vida dos pacientes e na sua normal capacidade de realizar as mais diversas tarefas da sua vida.
Impacto do Transtorno de Ansiedade na Vida Diária:
O Transtorno de Ansiedade não se limita a aparecer em situações específicas, mas sim em todo e qualquer momento da nossa vida, desde relações familiares ou profissionais, a ansiedade em excesso pode criar obstáculos bastante significativos.
Este transtorno pode também contribuir drasticamente para o desenvolvimento de outros problemas de saúde mental como os Ataques de Pânico, agravando ainda mais a situação.
Algumas formas de Tratamento:
Uma gestão eficaz do Transtorno de Ansiedade pode envolver as mais diversas abordagens, desde terapias psicológicas, terapias alternativas e também através medicação com base em antidepressivos e ansiolíticos.
A psicoterapia é também muitas vezes reconhecida como uma ferramenta valiosa no tratamento deste transtorno, ajudando as pessoas a identificar as razões que as levam a ter um medo irracional e modificar padrões de pensamento negativos, através de mecanismos de ajuda facultados por profissionais de saúde mental.
Gerir a ansiedade significa muitas vezes incluir estratégias de confronto com o medo, prática de “mindfulness” através de música terapêutica e técnicas de respiração adequadas.
Além disso, em alguns casos, a intervenção através de medicação pode ser recomendada por um profissional de de saúde mental para minimizar os sintomas mais graves.
Como navegar no grande desafio da Ansiedade?
Resumidamente, o Transtorno de Ansiedade é mais do que apenas uma resposta normal a uma situação de stress. É uma condição que necessita de atenção e compreensão dos que nos rodeiam para ser enfrentada de uma forma adequada e conseguida.
Se reconhecermos, aceitarmos e compreendermos o que é o Transtorno de Ansiedade, podemos abrir caminho para uma recuperação mais rápida e com menos sofrimento, aumentando a qualidade de vida dos que enfrentam esta desafiante e sofrível condição psicológica.
A ansiedade e os ataques de pânico são apenas capítulos e não a história completa…